SOBRE A FOCO

Em 2011, a OSCIP Foco Empreendedor nasceu com o propósito de fomentar o empreendedorismo, desenvolvendo projetos vinculados junto a empresas públicas e privadas, através de iniciativas criativas e inovadoras que promovem a transformação das pessoas e da sociedade, colaborando para um mundo mais justo de oportunidades e possibilidades.

Em 2016, fomos agraciados na categoria Referência Educacional no Prêmio Líderes e Vencedores, idealizado pela Federasul e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em 2018, recebemos o prêmio das 100 Melhores ONGs do Brasil e a Melhor ONG da Região Sul e em 2020, recebemos o Selo de Gestão e Confiança do Instituto DOAR e AMBEV, após dois anos de treinamentos e mentorias realizadas pelos profissionais da empresa com nosso grupo no Programa VOA.

Os prêmios validam nossa seriedade e comprometimento em nossas ações e projetos. Mas, o grande privilégio é nos conectar e compartilhar conhecimentos, o que nos permite multiplicar atitudes que transformam pessoas, negócios e sociedade através da educação empreendedora.

ÁREAS GEOGRÁFICAS DE ATUAÇÃO

As atividades da OSCIP Foco Empreendedor se concentram no Vale do Taquari e Rio Pardo, e com facilidade podem ser replicadas para outras regiões do estado e do país.

Desde sua fundação, a Foco já impactou mais de 10.000 estudantes, professores e diretores através do seu trabalho.

FOCO ENTRE AS

100 MELHORES ONGS

DO BRASIL 2018

ELEITA A MELHOR ONG

DA REGIÃO SUL 2018

FOCO RECEBE O SELO 

GESTÃO E CONFIANÇA 2020

PELO INSTITUTO DOAR E

AMBEV

SOBRE A FOCO

Em 2011, a OSCIP FOCO Empreendedor nasceu com o propósito de fomentar o empreendedorismo, desenvolvendo projetos vinculados junto à empresas públicas e privadas, através de iniciativas criativas e inovadoras que promovem a transformação das pessoas e da sociedade, colaborando para um mundo mais justo de oportunidades e possibilidades.

Como nossa vocação nasceu na área de negócios, o território e ferramentas que utilizamos para compartilhar e fomentar no mundo foram em relação à inovação e ao espírito empreendedor.

Em 2016 fomos agraciados na categoria Referência Educacional no Prêmio Líderes e Vencedores, idealizado pela Federasul e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Já em 2018, recebemos o prêmio das 100 Melhores ONGs do Brasil e a Melhor ONG da Região Sul, o que valida a seriedade e comprometimento da instituição em todas as suas ações e projetos realizados.

Em 2020 recebemos o Selo de Gestão e Confiança do Instituto DOAR e AMBEV, após dois anos de treinamento e mentoria realizada pelos profissionais da empresa com nosso grupo no Programa VOA.

Ao longo destes anos, temos tido o privilégio de nos conectar e partilhar conhecimento com as pessoas, o que nos fez refletir sobre o que está acontecendo no mundo…

Ao falarmos de empreendedorismo, de profissionalismo, de capacitação, estamos de fato falando de trabalho? E qual o conceito de trabalho para a nova geração?

E, mais:

Será que o trabalho que conhecemos hoje, é o formato de trabalho do futuro?

Será que hoje nosso nome e profissão são suficientes para definir quem somos?

Definir nossas habilidades, sonhos, qualidades, intenções e estilo de vida?

Um novo conceito de trabalho está cada vez mais presente. Não é uma tendência, é uma realidade que está se organizando na nossa frente. Seja pelos avanços tecnológicos, pelos valores que a nova geração traz, pelas mudanças econômicas e sociais.

A mudança é inevitável. A boa notícia é que podemos ser partes ativas neste processo, guiando jovens para o mundo, para serem seres íntegros, autônomos, independentes e capazes de gerar sustentabilidade para si e para os demais, através de uma atitude empreendedora.

ÁREAS GEOGRÁFICAS DE ATUAÇÃO

As atividades da OSCIP Foco Empreendedor se concentram no Vale do Taquari e Rio Pardo, e com facilidade podem ser replicadas para outras regiões do estado e do país.

Desde sua fundação, a Foco já impactou mais de 10.000 estudantes, professores e diretores através do seu trabalho.

FOCO ENTRE AS

100 MELHORES ONGS

DO BRASIL 2018

ELEITA A MELHOR ONG

DA REGIÃO SUL 2018

FOCO RECEBE O

SELO DE EXCELÊNCIA

EM GESTÃO 2020

AMBEV

DIRETRIZES

MISSÃO

Multiplicar as atitudes que transformam pessoas, negócios e sociedade através da Educação Empreendedora.

VISÃO

Inspirar sonhos, transformar vidas e potencializar a força do nosso país.

VALORES

FÉ: acreditamos em um futuro justo e de oportunidades 

PERSISTÊNCIA: buscamos incansavelmente os nossos ideais 

CRESCIMENTO CONTINUO: conectamos pessoas e negócios para troca de conhecimento e experiências 

COMPROMETIMENTO: oportunizamos o desenvolvimento humano 

TRANSPARÊNCIA: honramos o nosso compromisso em todas as nossas ações 

DIRETRIZES

MISSÃO

Viabilizar projetos e ações que conectem pessoas para a troca de conhecimento e experiências empreendedoras, para contribuir com uma sociedade melhor.

VISÃO

Ser reconhecida pela eficiência na gestão entre as ONGs de nosso município e região nos próximos dois anos.

VALORES

Autoconhecimento, aprendizagem e valor humano compartilhado.

DIRETORIA – vigência 2018/2021

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Áurea Helena Kops Binz

PRESIDENTE

Presidente (voluntária) da Foco Empreendedor : empresária  atua há mais de 40 anos na área da indústria de embalagens flexíveis, em sua empresa implantou os processos de Qualidade Total e  ISO certificada em 2000, cursou Comunicação Social/Relações Públicas e fez diversos cursos na área de relacionamento e liderança. É a Fundadora a ONG Foco Empreendedor e desde 2011 vem contribuindo com a transformação de atitudes empreendedoras e intraempreendedoras na região, especialmente para jovens de baixa renda, que são capacitados e auxiliados para se inserirem no mercado de trabalho, contribuindo para a melhoria de pessoas e negócios.

Grasiela Girelli

1º TESOUREIRO

Tesoureira (voluntária) da ONG Foco Empreendedor. Atua a mais de 8 anos no setor administrativo e financeiro em empresas de pequeno e médio porte. É formada em Engenharia Ambiental pela universidade de Santa Cruz do Sul – RS. Atraída por conhecimento e por ajudar ao próximo, participou também de outros projetos voluntários como a AIESEC.

Ednei Aquino

2º TESOUREIRO

2º tesoureiro (voluntário) atua na área administrativa e financeira, com mais de 30 anos de experiência em empresas de médio e grande porte. Iniciou sua carreira profissional no Banco do Brasil, é formado em Ciências Contábeis pela Unisc  com MBA em Finanças pela FGV/RJ com cursos pela Fundação Dom Cabral e Universidade de la Empresa/UY e atualmente é pós graduando em Liderança, Gestão de Equipes e produtividade pela PUCRS.

Moacyr Pinto da Rocha Filho

1º SECRETÁRIO

1º Secretário (voluntário) da Foco Empreendedor, empresário há mais de 22 anos. Cursou o Mestrado em Desenvolvimento Regional, fundou o Balcão Sebrae em Santa Cruz do Sul e o Sindicato Patronal do Comércio Varejista (SINDIGENEROS). É Conselheiro Fiscal da Associacão Comercial e Industrial (ACI) e Diretor do Sindicato do Comércio Varejista (SINDILOJAS). Integra o Comitê de Desenvolvimento da cidade e participa do Programa INOVA RS. Atualmente participa e contribui com a Educacão Empreendedora por entender que somente através da sensibilização, promoção e praticando a Atitude Empreendedora é que faremos a mudança para um Brasil melhor!

Rogério Hillesheim

2º SECRETÁRIO

2º Secretário (voluntário) da Foco Empreendedor – Gerente Comercial, atua há mais de 21 anos na área comercial com gestão de equipes, relacionamento com clientes e negociações estratégicas. É  formado em Zootecnia com Pós Graduação em Gestão de Negócios, com diversos cursos na área de liderança, gestão e vendas. Atua há mais de 6 anos como voluntário social, pois acredita que tem muito a contribuir com uma sociedade melhor e a educação empreendedora é um dos meios para essa evolução, pois faz as pessoas repensarem suas atitudes.

CONSELHO FISCAL

Marisa Nádia Schweickardt

TITULAR

Conselheira Fiscal (voluntária) da Foco Empreendedor é empresária, atua no ramo da Contabilidade há mais de 30 anos e é sócia proprietária/fundadora do próprio escritório individual a 25 anos. Trabalhou em empresas do comércio,  indústria, contadora de entidades beneficentes e sem fins lucrativos. É formada técnica em contabilidade,  graduação superior em ciências contábeis,  especialização em ICMS e departamento pessoal e constantemente participa de cursos de atualização. Faz parte da diretoria do Sincotec  Varp e se sente gratificada em poder colaborar de alguma forma com o trabalho social e seus desafios.

Raquel Garcia Corrêa

SUPLENTE

Conselheira Fiscal (voluntária) da Foco Empreendedor é empresária e gestora Administrativa e Financeira.  É administradora, com cursos em gestão, liderança, Rh e outros. Tem como propósito ajudar o próximo com o intuito de viver em um mundo melhor, pois acredita que a felicidade não depende do que você é ou do que tem, mas exclusivamente do que você pensa.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

A Foco Empreendedor é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, título fornecido pelo Ministério da Justiça do Brasil, cuja finalidade é facilitar o aparecimento de parcerias e convênios com todos os níveis de governo e órgãos públicos (federal, estadual e municipal) e permite que doações realizadas por empresas possam ser descontadas no imposto de renda, e obtêm um certificado emitido pelo poder público federal ao comprovar o cumprimento de certos requisitos, especialmente aqueles derivados de normas de transparência administrativas. Clique abaixo para baixar os demonstrativos contábeis e informativos da Foco.

CLIQUE PARA ACESSAR!

APOIADORES