Foi lançado oficialmente nesta terça-feira (6) o projeto piloto Caminhos Profissionais – Comunicação Não Violenta, desenvolvido pelo Grupo Foco em parceria com o Grupo Arauto, viabilizado com recursos oriundos da enchente de abril de 2024 no Rio Grande do Sul, recebido através da Global Giving – organização com sede nos Estados Unidos que fornece uma plataforma global de crowdfunding para projetos sociais.
A primeira turma foi formada por 10 jovens do Instituto Sinodal Imigrante (IMI), de Vera Cruz, os quais se interessaram pelo projeto, na busca pelo aprendizado e evolução, já possibilitando pensar no futuro profissional.
A trilha pedagógica do projeto Caminhos Profissionais CNV, foi desenvolvida com base total no livro Comunicação Não Violenta para Adolescentes, do palestrante profissional Jeferson Cappellari.
O principal objetivo é despertar os jovens para uma consciência elevada sobre como se comunicar de forma respeitosa, especialmente em um momento em que o resgate emocional pós-enchente se mostra tão necessário. As aulas tem como missão unir teoria e prática junto dos espaços do Grupo Arauto, para que os alunos também posso aprender e entender como funciona o dia a dia da comunicação interna e externa da empresa, podendo desenvolver os jovens com atitudes comportamentais adequadas para todas as áreas de atuação.
“Esse projeto nasceu de uma ideia inicial do Pedro Thessing, ainda em 2024. Com recursos captados junto à Global Giving, conseguimos tornar essa ação realidade – conectando a educação socioemocional com o universo da comunicação”, explica Carina Bublitz, coordenadora de projetos do Grupo Foco.
O lançamento do projeto aconteceu na sede do Grupo Arauto, em Vera Cruz, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os estúdios das rádios em Santa Cruz do Sul. A primeira aula foi ministrada presencialmente por Jeferson Cappellari, que conduzirá os demais encontros de forma on-line, com intermediação da equipe do Foco.
Palestra
Já durante a noite da terça-feira, Jeferson Cappellari também conduziu uma palestra exclusiva para toda a equipe do Grupo Arauto, abordando o tema central do projeto: a comunicação não violenta. O encontro proporcionou diversas reflexões a respeito do impacto da comunicação no ambiente de trabalho interno do grupo. Na oportunidade, a equipe do Grupo Foco apresentou os indicadores que a ONG atingiu no ano de 2024, assim como, a evolução da marca e o novo posicionamento digital. Na sequência, a equipe da organização proporcionou um momento de reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Arauto durante a cobertura das enchentes de abril/maio de 2024, onde a empresa mesmo tendo sua estrutura atingida pelas cheias, continuou levando informação e acolhimento para a comunidade.