DOA BRASIL original

Novo Espaço Geodésico

Com seus 9 anos de existência, a OSCIP Foco Empreendedor se manteve envolvida com projetos sociais e já multiplicou o poder da atitude empreendedora para mais de 10mil pessoas, impactando suas vidas através de parcerias com escolas públicas, associações e empresas locais, através da união dos profissionais que compõem a Foco e um grupo gestor, formado por voluntários que, mensalmente acompanham as ações e gestão da OSCIP.

Para ampliarmos o alcance dos projetos e impactar ainda mais pessoas, estamos buscando, através do DOA BRASIL, recursos para o desenvolvimento de um espaço físico maior, com uma nova tecnologia em forma de Domo Geodésico, que será referência e proposta para um modelo de ambiente adequado onde iremos trabalhar a educação empreendedora em formato de escola emocionalmente inteligente. O piloto servirá de modelo para ser replicado futuramente em outras cidades e regiões do Brasil.

O desenvolvimento deste Espaço Geodésico, aliado à experiência da Foco Empreendedor em seus programas e projetos, resultará em um proposta única e especial para todas as comunidades alcançadas pelo projeto: treinamentos essenciais para a resolução de conflitos em seus diversos níveis sociais, a construção da diversidade cultural com propósito maior na formação do ser humano integral, não só nas escolas, mas em toda a comunidade abrangida pelos projetos da OSCIP.

Através deste ambiente, a Foco pretende desenvolver treinamentos e dinâmicas para trabalhar questões sociais contemporâneas, quais sejam a Justiça Restaurativa, Comunicação Não Violenta, Neurociência do Comportamento e da Aprendizagem – todas estas, relacionadas com questões atuais e muito importantes para o convívio social em geral.

Vale ressaltar que o tópico da Neurociência do Comportamento nos remete a questões e termos naturalmente abordados diariamente, tais como neurobusiness, neuromarketing e neuroespiritualidade.

Sendo assim, a proposta de projeto do Espaço Geodésico tem por justificativa o desenvolvimento de um domo geodésico, com capacidade para 25 pessoas, acompanhado de um programa de treinamento elaborado pela Foco Empreendedor.

Objetivo

  • Captação de Recursos – Obtenção de recursos através de colaboradores e parceiros para a construção de uma nova Cúpula Geodésica;
  • Programa de Capacitação – Desenvolvimento de cursos e dinâmicas de grupo através de um novo modelo educacional a partir dos seguintes pilares:
    • Justiça Restaurativa;
    • Comunicação Não Violenta;
    • Neurociência do Comportamento e da Aprendizagem.
  • Maquete 3D da Cúpula Geodésica – Elaboração de maquete 3D antes da construção e aplicação em modelo e molde conforme projeto de execução a ser encaminhado pela Foco Empreendedor;
  • Formaria e Modelo – Confecção de Moldes em Fibra de Vidro para a fabricação de Cúpula Geodésica, com capacidade para 25 pessoas, nas instalações da OSCIP Foco Empreendedor, de acordo com o projeto de execução a ser apresentado;
  • Transporte e Instalação da Cúpula Geodésica.

Impacto

A ampliação do horizonte educacional, por si só, é imensurável. Certamente, em algum nível, todos somos impactados pelo nosso sistema educacional e a realidade social que vivenciamos.

É nesse contexto que se apresenta o Espaço Geodésico, não só pelo ambiente proposto, mas também pelas oportunidades de treinamento e capacitação sócio-educativa.

Um novo conceito, único em sua proposta, que toca o centro de questões sociais tão importantes: Justiça Restaurativa, Comunicação Não Violenta e Neurociência do Comportamento e da Aprendizagem.