SOBRE A FOCO

Em 2011, a OSCIP Foco Empreendedor nasceu com o propósito de fomentar o empreendedorismo, desenvolvendo projetos vinculados junto a empresas públicas e privadas, através de iniciativas criativas e inovadoras que promovem a transformação das pessoas e da sociedade, colaborando para um mundo mais justo de oportunidades e possibilidades.

Em 2016, fomos agraciados na categoria Referência Educacional no Prêmio Líderes e Vencedores, idealizado pela Federasul e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em 2018, recebemos o prêmio das 100 Melhores ONGs do Brasil e a Melhor ONG da Região Sul e em 2020, recebemos o Selo de Gestão e Confiança do Instituto DOAR e AMBEV, após dois anos de treinamentos e mentorias realizadas pelos profissionais da empresa com nosso grupo no Programa VOA.

Os prêmios validam nossa seriedade e comprometimento em nossas ações e projetos. Mas, o grande privilégio é nos conectar e compartilhar conhecimentos, o que nos permite multiplicar atitudes que transformam pessoas, negócios e sociedade através da educação empreendedora.

ÁREAS GEOGRÁFICAS DE ATUAÇÃO

As atividades da OSCIP Foco Empreendedor se concentram no Vale do Taquari e Rio Pardo, e com facilidade podem ser replicadas para outras regiões do estado e do país.

Desde sua fundação, a Foco já impactou mais de 10.000 estudantes, professores e diretores através do seu trabalho.

FOCO ENTRE AS

100 MELHORES ONGS

DO BRASIL 2018

ELEITA A MELHOR ONG

DA REGIÃO SUL 2018

FOCO RECEBE O SELO 

GESTÃO E CONFIANÇA 2020

PELO INSTITUTO DOAR E

AMBEV

SOBRE A FOCO

Em 2011, a OSCIP FOCO Empreendedor nasceu com o propósito de fomentar o empreendedorismo, desenvolvendo projetos vinculados junto à empresas públicas e privadas, através de iniciativas criativas e inovadoras que promovem a transformação das pessoas e da sociedade, colaborando para um mundo mais justo de oportunidades e possibilidades.

Como nossa vocação nasceu na área de negócios, o território e ferramentas que utilizamos para compartilhar e fomentar no mundo foram em relação à inovação e ao espírito empreendedor.

Em 2016 fomos agraciados na categoria Referência Educacional no Prêmio Líderes e Vencedores, idealizado pela Federasul e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Já em 2018, recebemos o prêmio das 100 Melhores ONGs do Brasil e a Melhor ONG da Região Sul, o que valida a seriedade e comprometimento da instituição em todas as suas ações e projetos realizados.

Em 2020 recebemos o Selo de Gestão e Confiança do Instituto DOAR e AMBEV, após dois anos de treinamento e mentoria realizada pelos profissionais da empresa com nosso grupo no Programa VOA.

Ao longo destes anos, temos tido o privilégio de nos conectar e partilhar conhecimento com as pessoas, o que nos fez refletir sobre o que está acontecendo no mundo…

Ao falarmos de empreendedorismo, de profissionalismo, de capacitação, estamos de fato falando de trabalho? E qual o conceito de trabalho para a nova geração?

E, mais:

Será que o trabalho que conhecemos hoje, é o formato de trabalho do futuro?

Será que hoje nosso nome e profissão são suficientes para definir quem somos?

Definir nossas habilidades, sonhos, qualidades, intenções e estilo de vida?

Um novo conceito de trabalho está cada vez mais presente. Não é uma tendência, é uma realidade que está se organizando na nossa frente. Seja pelos avanços tecnológicos, pelos valores que a nova geração traz, pelas mudanças econômicas e sociais.

A mudança é inevitável. A boa notícia é que podemos ser partes ativas neste processo, guiando jovens para o mundo, para serem seres íntegros, autônomos, independentes e capazes de gerar sustentabilidade para si e para os demais, através de uma atitude empreendedora.

ÁREAS GEOGRÁFICAS DE ATUAÇÃO

As atividades da OSCIP Foco Empreendedor se concentram no Vale do Taquari e Rio Pardo, e com facilidade podem ser replicadas para outras regiões do estado e do país.

Desde sua fundação, a Foco já impactou mais de 10.000 estudantes, professores e diretores através do seu trabalho.

FOCO ENTRE AS

100 MELHORES ONGS

DO BRASIL 2018

ELEITA A MELHOR ONG

DA REGIÃO SUL 2018

FOCO RECEBE O

SELO DE EXCELÊNCIA

EM GESTÃO 2020

AMBEV

DIRETRIZES

MISSÃO

Multiplicar as atitudes que transformam pessoas, negócios e sociedade através da Educação Empreendedora.

VISÃO

Inspirar sonhos, transformar vidas e potencializar a força do nosso país.

VALORES

FÉ: acreditamos em um futuro justo e de oportunidades 

PERSISTÊNCIA: buscamos incansavelmente os nossos ideais 

CRESCIMENTO CONTINUO: conectamos pessoas e negócios para troca de conhecimento e experiências 

COMPROMETIMENTO: oportunizamos o desenvolvimento humano 

TRANSPARÊNCIA: honramos o nosso compromisso em todas as nossas ações 

DIRETRIZES

MISSÃO

Viabilizar projetos e ações que conectem pessoas para a troca de conhecimento e experiências empreendedoras, para contribuir com uma sociedade melhor.

VISÃO

Ser reconhecida pela eficiência na gestão entre as ONGs de nosso município e região nos próximos dois anos.

VALORES

Autoconhecimento, aprendizagem e valor humano compartilhado.

DIRETORIA – vigência 2021/2024

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Áurea Helena Kops Binz

PRESIDENTE

Presidente (voluntária) da Foco Empreendedor : empresária  atua há mais de 40 anos na área da indústria de embalagens flexíveis, em sua empresa implantou os processos de Qualidade Total e  ISO certificada em 2000, cursou Comunicação Social/Relações Públicas e fez diversos cursos na área de relacionamento e liderança. É a Fundadora a ONG Foco Empreendedor e desde 2011 vem contribuindo com a transformação de atitudes empreendedoras e intraempreendedoras na região, especialmente para jovens de baixa renda, que são capacitados e auxiliados para se inserirem no mercado de trabalho, contribuindo para a melhoria de pessoas e negócios.

Grasiela Girelli

1º TESOUREIRO

Tesoureira (voluntária) da ONG Foco Empreendedor. Atua a mais de 8 anos no setor administrativo e financeiro em empresas de pequeno e médio porte. É formada em Engenharia Ambiental pela universidade de Santa Cruz do Sul – RS. Atraída por conhecimento e por ajudar ao próximo, participou também de outros projetos voluntários como a AIESEC.

Moacyr Pinto da Rocha Filho

2º TESOUREIRO

2º tesoureiro (voluntário) da ONG Foco Empreendedor, empresário há mais de 22 anos. Cursou o Mestrado em Desenvolvimento Regional, fundou o Balcão Sebrae em Santa Cruz do Sul e o Sindicato Patronal do Comércio Varejista (SINDIGENEROS). É Conselheiro Fiscal da Associacão Comercial e Industrial (ACI) e Diretor do Sindicato do Comércio Varejista (SINDILOJAS). Integra o Comitê de Desenvolvimento da cidade e participa do Programa INOVA RS. Atualmente participa e contribui com a Educacão Empreendedora por entender que somente através da sensibilização, promoção e praticando a Atitude Empreendedora é que faremos a mudança para um Brasil melhor!

Josiane Walter

1º SECRETÁRIO

1º Secretário (voluntária) da ONG Foco Empreendedor, coordenadora de RH, com mais de 20 anos de atuação na área de recursos humanos e de departamento pessoal, formada em gestão de recursos humanos com o propósito de contribuir para um ambiente profissional saudável, gerando soluções e melhores relacionamentos profissionais.

 

Bruno Schneider Henz

2º SECRETÁRIO

2º Secretário (voluntário) da ONG Foco Empreendedor, começou sua carreira no empreendedorismo aos 13 anos com uma marca de roupas chamada Holy Folks, desde então não parou de empreender e atualmente tem uma empresa na área do ecommerce, vendendo em diversos marketplaces.

 

Fez o treinamento Geração futura, da Dale Carnegie como participante e como líder de grupo, assim como fez o HIP, também da Dale Carnegie aos 17 anos.

Desde então busca ajudar jovens empreendedores através de iniciativas gratuitas, como um Instagram para negócio e agora como secretário da Foco Empreendedor.

CONSELHO FISCAL

 

Cristiano Spindler

TITULAR

Conselheira Fiscal (voluntária) da ONG Foco Empreendedor, contador, MBA em Controladoria, atua há mais de 20 anos na área de Suprimentos, sendo mais de 15 anos na indústria de embalagens flexíveis, contribuindo em ações voltadas à melhoria nos processos de gestão de compras, participação ativa em projetos diversos, tendo colaborado como voluntário na primeira gestão da ONG Foco Empreendedor. A transformação empreendedora da Foco em sua atuação na região por meio de diversos projetos na área social, e em destaque na capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social, faz com que a ONG Foco Empreendedor traga muita satisfação, e poder contribuir com este trabalho que traz benefícios a sociedade no âmbito social, cultural e econômico é gratificante.

 

Raquel Garcia Corrêa

TITULAR

Conselheira Fiscal (voluntária) da ONG Foco Empreendedor é empresária e gestora Administrativa e Financeira.  É administradora, com cursos em gestão, liderança, Rh e outros. Tem como propósito ajudar o próximo com o intuito de viver em um mundo melhor, pois acredita que a felicidade não depende do que você é ou do que tem, mas exclusivamente do que você pensa.

 

Tatiana Straatmann

TITULAR

Conselheira Fiscal (voluntária) da ONG Foco Empreendedor, bióloga e empreendedora, é fundadora da empresa Casinha Verde, atuante na área de consultoria e educação ambiental, mais especificamente da compostagem e gestão de resíduos residenciais e condominiais. Tem mestrado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e trabalhou como coordenadora de projeto de turismo rural e ambiental no Amazonas durante três anos. Em 2020 fundou a Casinha Verde e teve a oportunidade de participar do Programa Elas Inspiram da Ong Foco Empreendedor, onde aprendeu ferramentas essenciais de negócios e autoconhecimento, as quais aplica diariamente na condução da empresa que tem como missão resgatar e difundir a prática da compostagem e gestão correta dos resíduos entre a população.

 

 

SUPLENTES

Gustavo Posser

SUPLENTE

Suplente (voluntário) da ONG Foco Empreendedor, Sócio Fundador da Posser Dick e Birk Advocacia de Negócios, possui MBA em Direito da Empresa e da Economia pela FGV, MBA em Gestão Empresarial pela FGV e Formação em Reestruturação de Empresas pelo INSPER.

Ana Júlia Wollmann

SUPLENTE

Suplente (voluntária) da ONG Foco Empreendedor, conselheira fiscal (voluntária) da Foco Empreendedor: estudante de Ciências Contábeis, atua a mais de 5 anos no setor de recursos humanos e assim como muitos jovens já participou do projeto Caminhos Profissionais da ONG, onde pode ver na prática como o projeto pode ajudar e mudar a vida dos jovens direcionando-os muitas vezes ao mercado de trabalho.

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS

A Foco Empreendedor é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, título fornecido pelo Ministério da Justiça do Brasil, cuja finalidade é facilitar o aparecimento de parcerias e convênios com todos os níveis de governo e órgãos públicos (federal, estadual e municipal) e permite que doações realizadas por empresas possam ser descontadas no imposto de renda, e obtêm um certificado emitido pelo poder público federal ao comprovar o cumprimento de certos requisitos, especialmente aqueles derivados de normas de transparência administrativas. Clique abaixo para baixar os demonstrativos contábeis e informativos da Foco.

CLIQUE PARA ACESSAR!

APOIADORES