Formatura do Caminhos Profissionais 2019

FORMATURA CAMINHOS PROFISSIONAIS 2019

No dia 06/11, em uma quarta-feira, a Foco Empreendedor formou três turmas do projeto Caminhos Profissionais PRO 2019. No espaço cedido pelo Lounge333, os jovens puderam curtir uma noite com depoimentos emocionantes, entregas de certificados e relembrar os momentos vividos, foram momentos inesquecíveis para os jovens e seus familiares, apoiadores e voluntários da ONG.

O evento contou com a ilustre presença do Diretor Superintendente do Instituto Cooperforte de Brasília, Paulo Frazão, e do Gerente Estadual, Pedro Antonio Sulzbach. A Coordenadora de Projetos, Elisângela Reis, fez uma breve apresentação da ONG Foco Empreendedor e contou um pouco mais sobre esta parceria, reforçando o quanto agregou para que o momento tão esperado da formatura acontecesse.

DEPOIMENTOS DOS ALUNOS E ENTREGA DOS CERTIFICADOS

Não podíamos prosseguir com o evento sem de fato ouvir os protagonistas de tal. Cada turma escolheu uma dupla para representar em palavras, a gratidão por aquele momento. Confira abaixo um trecho de cada depoimento:

“O curso modificou a vida de cada um de nós para melhor, crescemos muito juntos, evoluímos de forma pessoal e profissional com cada oficina, cada dica e experiência compartilhada, hoje somos jovens muito mais preparados para o mercado de trabalho e sua grande concorrência.” Tamires e Samuel, turma 1.

“Durante 15 encontros realizamos trocas de experiências, aprendemos sobre empreendedorismo e como se destacar na futura carreira. Foram tardes engrandecedoras, momentos em que todos nós, alunos, adquirimos muitos conhecimentos, que nos proporcionaram um grande aprendizado.” Manuela e Natan, turma 2.

“Muitos não nos conhecem, muitos de nós não nos conhecemos, mas aqui estamos pelo mesmo objetivo, sermos vistos e reconhecidos, pois jovem sem propósito não existe, existe jovem sem oportunidade, viemos em busca de algo a mais, saímos de nossas casas muitas vezes decepcionados e tristes, e quando chegávamos na ONG sentíamos acolhimento, esperança, amizade e companheirismo. Hoje chegou o grande dia, o dia da nossa formatura, queremos agradecer a cada um que nos apoiou, que acreditou em nós, com certeza iremos carregar muitos em nossos corações, outros ficarão na lembrança de tudo isso que vivemos juntos.” Ethiene e Fernando, turma 3. 

Logo após presentearem o público com o show de emoções, os participantes foram chamados para receberem seus certificados. Um mar de felicidade e sensação de dever cumprido tomou conta e engrandeceu ainda mais aquele momento.

 

LANÇAMENTO DE NOVIDADES

Dois projetos muito bacanas foram apresentados no evento. A plataforma Apecatus, uma plataforma de Educação à Distância que permite que os ex-participantes tenham acesso a mais conteúdos e diversos assuntos que os permitirão se desenvolverem cada vez mais.

Outra novidade foi o Projeto Oca da Paz, de Jéferson Cappellari. Desenvolvido através do equilíbrio das relações usando a comunicação não-violenta.

 

SENTIMENTO DE GRATIDÃO

Não há outra descrição melhor para o momento, que não gratidão. Capacitar jovens para buscar a evolução pessoal, despertar a ambição de ser cada dia melhor, com certeza é o que move a Foco Empreendedor. O olhar de cada jovem que hoje sabe o seu potencial, vale muito mais do que qualquer coisa. E é exatamente por isso que a ONG segue na busca de novos projetos. 

A Formatura das turmas do Caminhos Profissionais foi só uma pequena representação da importância de dar voz àquilo que se acredita. A emoção prevaleceu, a preparação dos mínimos detalhes para o grande momento fizeram com que a noite fosse inesquecível para todos presentes. Todos aqueles que, ao assistirem a Solenidade de Entrega de Certificados às três turmas, puderam vivenciar um pouco do que se passa dentro de uma Geodésia nas tardes de segundas e quartas-feiras.

Um sincero agradecimento aos apoiadores do evento, que acreditaram e ajudaram em sua realização: AMBEV, Perfil, Lounge333, Sandra Tolotti e Equipe, DB Tecnologia Acústica, Carnes Meet, Recepcionistas, Panisul, Jamaica, acadêmicos de fotografia da UNISC, Celebrar Cerimonial e Eventos, Grupo Gazeta e garçons voluntários Dilson da Rosa e Luis Guerreiro. E claro, às empresas portadoras do Selo Investidor Social: MK Solutions, Sulprint Embalagens e Apecatus. Grupo Prato Feito. Garbos Movelaria, MR Centro de Limpeza, Posser Dick Birk Advocacia de Negócios, Solled Energia e Enzilab Análises Clínicas. 

 

E para lembrar: alguns dos jovens, ex-participantes do Projeto, ainda estão disponíveis para o mercado de trabalho, em busca de uma oportunidade para mostrarem as suas qualificações. 

“Esse projeto é extremamente importante para o jovem, porque ele busca uma preparação para o mercado de trabalho. Não necessariamente tem que ser dono de um negócio, mas eu posso estar dentro de uma empresa, ser funcionário e ter atitudes e ações como se o negócio fosse meu.” Elisângela Reis, coordenadora de Projetos da ONG Foco Empreendedor.

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *